Telalternativas

Gostou? Então compartilhe para seus amigos!

Telalternativas

ISBN: 9788599279939
Por: R$ 149,90
Ou em até 6x de R$ 24,98
Características
Nome do autor Junia Barreto (organizadora) Telmo Fadul (organizador)
Número de páginas 264
Ano de lançamento 2018

O livro TELALTERNATIVAS, o primeiro volume da “Coleção Entre Telas”, congrega artigos, ilustrações, fotografias, entrevistas, histórias em quadrinhos, depoimentos, entre outras manifestações artísticas. A organização é assinada pela professora e pesquisadora da UnB Junia Barreto e pelo jornalista Telmo Fadul.

Este ensaio de vanguarda, não só trata da circularidade das narrativas do real para o virtual e deste para o real, como ele próprio traz essa proposta. Ao falar de João Paulo Cuenca e de Valter Carvalho, o livro leva o leitor para entrevistas via QRcode e estas remetem o leitor para o livro.

Entretelas tem cinco grandes seções. A primeira – “Telas” – dá o tom da diversidade formal que prevalecerá ao longo de toda a leitura. O texto introdutório, de Junia Barreto, interroga o contexto crítico a partir do qual o Núcleo percebe as diversas telas. A seguir, focalizando na figura do escritor João Paulo Cuenca, o relato de Walmir Góis, uma entrevista com o próprio autor e uma história em quadrinhos do artista visual recifense João Lin, em diálogo com ‘a morte de João Paulo Cuenca’ (romance e filme).  

A segunda, “Fotografia, desenho, pintura, quadrinhos”, concentra testemunhos de quadrinistas, críticos e profissionais das HQs, e dois artigos – do pesquisador e professor Rodrigo Fontanari, sobre fotografia, e do quadrinista e artista Pedro Franz, que volta suas cogitações a partir do dístico “desenhar” e “escrever”.

Na sequência, é a vez das “Artes urbanas, arquitetura, teatro e performance”, com colaborações das pesquisadoras e artistas Karina Dias e Marina Guzzo, da diretora e produtora teatral Andrea Caruso Saturnino, além de depoimentos dos professores Pedro Russi e Regina Helena Alves.

“Cinema e Literatura” são contemplados conjuntamente, com vários depoimentos de escritores, realizadores e críticos de cinema, além de duas importantes reflexões, do editor José Roberto Barreto Lins e do realizador audiovisual Marcus Ligocki Júnior. Uma entrevista com o veterano cineasta Vladimir Carvalho integra também este bloco.

As “Mídias Eletrônicas” compõem o último tempo da obra, nas palavras do ‘multi-telas’ Marcelo Machado, do gamemaker Felipe Dal Molin, dos pesquisadores e professores Daniel Hora e Patrícia Moran. O editor francês Gérard Wormser também integra a seção, refletindo sobre questões de editorialização. O depoimento de Telmo Fadul e o manifesto do poeta e professor Augusto Rodrigues encerram o livro.

AVALIAÇÕES

AVALIE ESSE PRODUTO

Topo