Literatura do íntimo

Gostou? Então compartilhe para seus amigos!

Literatura do íntimo

ISBN: 9788599279823
Por: R$ 56,00
Ou em até 12x de R$ 7,46
Características
Nome do autor Luciana Abreu Jardim (org.)
Prefácio Maria da Glória Bordini
Número de páginas 380
Ano de lançamento 2018

Literatura do íntimo reúne textos cujas autoras e autores dialogam sobre a literatura produzida por mulheres, trazendo para cena não apenas uma abordagem filosófica do eu lírico feminino, mas um panorama histórico da presença da mulher no campo literário nas últimas décadas, bem como reflexões sobre sua importância quantitativa e qualitativa no desenvolvimento da escrita feminina no âmbito literário e na tomada de consciência de sua representatividade.

As reflexões no decorrer dos capítulos se dão acerca da escrita do íntimo, marcada pela presença do feminino e dos feminismos na poesia, na literatura – indígena, brasileira, portuguesa, haitiana, francesa – na crítica literária, na arte e no jornalismo, contemplando um perfil histórico da narrativa feminina da década de 1960 aos dias atuais.

Na poesia, Regina Zilberman, Aimée Bolaños, Márcia Helena Saldanha Barbosa, Rita Lenira Bittencourt, Raquel R. Souza e Marlen Batista De Martino refletem sobre a expressão da mulher em verso.

Seguindo a tradição literária indígena, os textos de Lee Maracle e Eliane Potiguara são objeto da análise de Rubelise da Cunha.

Na literatura, seja traduzindo Dom Casmurro ou produzindo  literatura combativa, na tradição memorialística, na produção romanesca, crítica ou jornalística, a escrita feminina é analisada com base em cânones e contemporâneos por Zelina Beato, Normelia Parise, Antonio Mousquer, Rozângela Gontijo, José Luís Giovanoni Fornos, Daniela Kern, Luciana Paiva Coronel, Nubia Hanciau, Ana Letícia Fauri e Luciana Abreu Jardim.

AVALIAÇÕES

AVALIE ESSE PRODUTO

Topo