Travessuras de um menino mau e outros ensaios sobre animação

Gostou? Então compartilhe para seus amigos!

Travessuras de um menino mau e outros ensaios sobre animação

ISBN: 9788599279915
Por: R$ 49,90
Ou em até 2x de R$ 24,95
Características
Nome do autor Wanderson Lima
Prefácio Douglas de Sousa
Número de páginas 112
Ano de lançamento 2018

Travessuras de um menino mal reúne ensaios que dialogam sobre desenho animado, sua relação com a estética, a técnica e a ética. Este livro traz uma abordagem ampla e ao mesmo tempo inconvencional dos desenhos animados. Saindo da superficialidade da crítica, Wanderson Lima discorre sobre a importância dos aspectos técnicos, estéticos, narrativos e simbólicos de cada produção analisada, indo muito além da moral da história.

No decorrer do livro, o autor desmitifica a função pedagogizante que se quis transferir para o desenho animado, partindo do princípio que, antes de parâmetros educativos, os desenhos animados são o resultado de produção técnica e artística, em que cores, traços, estilos, movimentos, cenários, roteiros, vozes de intérpretes e música são planejados em seus mínimos detalhes, a fim  de entregar ao público obras de arte sobre as quais refletimos e que refletem sobre nós (crianças e adultos) e não cartilhas de comportamentos ou ideologias.

Do Pica-Pau ao Chaves, passando por Bob Esponja, Padrinhos Mágicos, Papa-Léguas, A viagem de Chihiro, A Noiva-Cadáver, 9 – a Salvação, Ponyo, Death Note, produções da Pixar, DreamWorks e Cartoon, o autor, num diálogo entre enredo e técnica, desmonta estereótipos, mostrando que a criança não recebe passivamente a narrativa dos desenhos, de forma que, diferente do que se teme, não imitarão as atitudes de personagens consideradas polêmicas nas escolas, como o Pica-pau, por exemplo.

A poesia encontrada na ingenuidade de Bob Esponja, ou a sofisticação simbólica da produção de A viagem de Chihiro, abordando temas como os ritos de passagem, vida, morte, responsabilidades, mostram que os desenhos são produções estéticas sofisticadas para o público. Professores, saindo da superfície, podem aproveitar de maneira mais ampla o que os desenhos têm a oferecer, para além da moral da história.

A partir da leitura deste livro, pais e professores poderão buscar muito mais que a moral da história nos desenhos animados de ontem e de hoje, utilizando-os, de maneira consciente e ampla, como instrumento em sala de aula ou na sala de casa.

AVALIAÇÕES

AVALIE ESSE PRODUTO

Topo